Medidas de Segurança

A Sociedade Paulista de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (SPR) organizou a JPR 2021 em conformidade com todas as regras de segurança, higiene e distanciamento preconizadas para o setor de eventos pelas autoridades estaduais e municipais responsáveis, visando a prevenção da covid-19. Confira, abaixo, as principais medidas adotadas:

Checagem de vacinação
  • Para entrar na JPR 2021, o participante deve comprovar que tomou pelo menos uma dose de vacina. Isso deve ser feito por meio:
  • Da apresentação do Passaporte da Vacina, na forma de QR Code, disponível no aplicativo - E-saúde, da Secretaria Municipal da Saúde;
  • Da apresentação do registro físico de vacinação (apresentação de carteira ou comprovante impresso);
  • Ou ainda mediante apresentação do comprovante digital disponível nas plataformas VaciVida e ConectSUS.

  • ATENÇÃO:Apresentação do comprovante da 1ª dose da vacina pode ser requisitada a qualquer momento dentro da área da JPR por uma autoridade fiscalizadora sanitária. Por essa razão, o participante deve levar consigo tal comprovante durante toda sua permanência no evento.

    Checagem do estado de saúde
  • Conferencistas, congressistas e visitantes deverão responder a um questionário online perguntando se tiveram sintomas clássicos de covid-19 nos últimos 15 dias ou contato com pessoas positivadas para o vírus em prazo recente; demais participantes devem reportar as mesmas informações à organização, caso tenham sintomas ou contatos com pessoas diagnosticadas com covid-19.

  • Medição de temperatura
  • Esse procedimento será feito utilizando equipamentos modernos que oferecerão agilidade na medição e por consequência uma entrada mais tranquila para os participantes.

  • IMPORTANTE: a SPR não exigirá dos participantes apresentação de teste negativo para covid-19, de nenhum tipo, para acesso ao evento.

    Sobre o Passaporte da Vacina

    Em decorrência do decreto Nº 60.488, publicado pela prefeitura da cidade de São no Diário Oficial do Município em 28 de agosto e que passou a vigorar no dia 1º de setembro, serviços pertencentes ao setor de eventos, entre os quais congressos médicos como a JPR 2021, com público superior a 500 pessoas, devem exigir de seus participantes a apresentação do comprovante de vacinação contra Covid-19. Dessa forma, todos os participantes da JPR 2021 deverão comprovar que tomaram pelo menos uma dose de vacina.

    O comprovante a ser apresentador pelos participantes da JPR 2021 pode ser um registro físico (carteira de vacinação), digital (comprovante existente nas plataformas VaciVida e ConectSUS) ou o próprio Passaporte da Vacina, sistema implementado pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) no aplicativo e-saúdeSP, do programa Avança Saúde.


    O Passaporte da Vacina comprova que o indivíduo já tomou a primeira dose, completou o esquema vacinal ou recebeu a dose única do imunizante contra a Covid-19, com as datas de aplicação das doses, seu nome completo, CPF, data de nascimento e um QR Code. Com esse código, os estabelecimentos e locais de eventos poderão visualizar o registro vacinal, que deverá ter pelo menos uma dose para o acesso ser permitido.


    Para acessar o seu Passaporte da Vacina, basta:


    1) Acessar a loja de aplicativos do seu celular e digite no campo de busca: e-saúdeSP.
    2) Baixar o aplicativo, aceite os termos de uso e faça um cadastro com o número de seu CPF, data de nascimento, nome completo, e-mail, telefone com DDD e crie uma senha.
    3) Após realizar o login, é possível acessar o Passaporte da Vacina, que está localizado no ícone laranja no canto inferior direito do menu principal.
    Clique aqui para ver um tutorial sobre como baixar o Passaporte da Vacina.

    Demais protocolos adotados para espaços comuns e consumo de alimentos e bebidas:
    • As estruturas de Secretarias de Pré e Novos Inscritos, Secretaria de Visitantes e CAEX foram planejadas com distanciamento, proteção em vidro e EPI específico para toda a equipe, além da redução de impressos;
    • Os crachás serão todos impressos no local, diminuindo a necessidade de manuseio por terceiros. Essa impressão será realizada em totens posicionados com o devido distanciamento nos halls de entrada de cada secretaria;
    • As salas de aula foram ampliadas fisicamente – as paredes do TEC são modulares, então as salas estarão com o dobro do tamanho usual. Além disso, as cadeiras dentro das salas serão posicionadas a um metro de distância umas das outras;
    • Como resultado dessas medidas anteriores, as atividades presenciais estarão acontecendo com número de participantes reduzidos a cerca de 60% do usual;
    • Para evitar aglomeração na saída das salas, nos corredores de acesso e nos banheiros durante os intervalos, o programa científico foi organizado em dois grupos de horários. Ou seja, os horários de intervalo para estes grupos serão distintos;
    • Distanciamento social de 1 metro dentro das salas de aula;
    • Nos guarda-volumes, haverá maior higienização dos itens armazenados e cupom virtual de retirada;
    • O ambulatório também estará operando em conformidade com os protocolos sanitários;
    • As áreas comuns e banheiros serão higienizados com maior frequência, com minuciosa limpeza de áreas específicas como corrimão e áreas de contato, e serão eliminados secadores de mão com ar;
    • As áreas de alimentação foram bastante ampliadas e contarão com marcação no chão para distanciamento em filas, distanciamento entre as mesas e cadeiras;
    • O consumo de alimentos será permitido nas áreas de alimentação com o participante apenas sentado, e os alimentos serão oferecidos em embalagens individuais ou servidos diretamente pelo funcionário devidamente equipado.

    Quaisquer novas orientações ou alterações serão divulgadas exclusivamente por esta página e pelos canais oficiais da SPR.